top of page

Banda Filarmónica de Carviçais

 

Fim do Século XIX precisamente em 1898, um grupo de Carviçaenses Amigos da Música e da sua Terra, tomou a iniciativa de fundar uma Banda Filarmónica. Depois de adquirido o instrumental tiveram inicio em 17 de Fevereiro do mesmo ano os ensaios sob a orientação do Maestro Tenente Zilhão.
Na década de 30 do Século imediato por dicidências internas a Banda cindiu-se em duas “Os Mineiros” e “Os Patanhosos” que se tornaram concorrentes.
A cisão pouco durou. Reunificada a Banda passou a ser dirigida pelo Mestre João Teixeira tendo como Contra-Mestre Laurindo Pavão.
Por circunstâncias dos tempos com o movimento emigratório, foi a Banda perdendo elementos acabando a sua actividade musical.
Porém após o 25 de Abril de 1974, com o regresso dos Carviçaenses vindos alguns das Colónias, formou-se um movimento que levou à reconstituição da Banda nos princípios de 1978 ficando como Regente o Maestro José Teixeira mais conhecido como “Sr. Zezinho” e como Contra-Mestre Abílio Ferreira “Ti Poeta”.
Pelo Falecimento do Maestro José Teixeira assumiu funções de Maestro da Banda e Professor da Escola de Música Ismael Ferreira.
Poucos anos mais tarde até aos dias de hoje, pela sua passagem à reforma, assumiu a Regência da Banda e a Direcção da Escola de Música o Tenente Coronel Fernando José Sanches.

A casa onde atualmente a Associação possui as suas instalações era até à sua recuperação e tranformação para o que hoje se vê, uma padaria. Após uma visita guiada, que está ao seu dispor na secção de fotografias, percebem-se muitos vestigios desta actividade em outrora.

bottom of page